terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Pastoral - A verdade que liberta

“Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos; e conhecereis a verdade e a verdade vos libertará"

(João 8.31-32)

Palavras fortes do próprio Jesus! Ele, que é a Palavra de Deus encarnada, a intenção plena de Deus manifestada na forma de uma pessoa, afirma: “Você quer ser meu discípulo? Quer andar nos meus caminhos, me conhecer, me amar? Então permaneça na minha palavra". Sem meio termo ou jeitinho, não tem como "colar" na prova do discipulado. Não dá pra enganar o professor porque ele vê todas as coisas, até o íntimo do nosso coração. Comecei muitas coisas em minha vida, e parei pelo meio: esportes, relacionamentos... É mais fácil começar do que continuar, melhor prometer do que cumprir, mais manso ouvir palavras do que permanecer nelas. Você quer ser discípulo de verdade? Leia as palavras de Cristo, conhece-as, obedeça-as; norteie sua vida por estas palavras. Permaneça nelas. Sabe pra que? Para conhecê-lo. Ele é verdade. Quando conhecemos a verdade, ela nos liberta... Da culpa, do medo, das angustias. Porque a verdade que se manifesta em Cristo tem dois aspectos muito claros e fortes:

1º Deus está vivo e ativo;

2º Ele se interessa por nós e tem um plano cuidadoso para nossas vidas.

Se permanecermos nelas, jamais seremos abalados. Leia, creia e permaneça na Palavra.

Pr. Ismael Mendes

Um comentário:




  1. REFORMA NA CABEÇA E NOS MEMBROS
    Ao ler a pequena frase a cima, me arremeto à Pré-Reforma protestante; me arremeto a Reforma Protestante. Porque a mesma em si já era uma aspiração, um desejo de uma intimidade maior com Deus, e a vontade de zelar pelas Escrituras Sagradas em toda sua veracidade. Corações piedosos que abrigavam um ideal.
    Pessoas entristecidas em ver a igreja se afastando da simplicidade dos tempos apostólicos e da espiritualidade dos dias primitivos.
    Adaptações foram feitas para atrair novos conversos; abriu-se então, espaço para práticas de paganismo. Mundanizaram a Igreja ( qualquer comparação com os dias de hoje, não é mera coincidência).
    Mas era necessário que alguém se opusesse a esse tratamento com que estavem assumindo com as Sagradas Escrituras. Pessoas que sabiam o risco que correriam se, se opusessem as doutrinas deturpadas da Igreja Católica. Não só sabiam os riscos, como sofreram os mesmos na pele.
    Joviano, Vigilâncio, Henrique, Pedro Waldo, Savanarola, dentre outros mais arautos do evangelho. Queriam mudanças, e muito se sacrificaram por esta mudança até o dia reforma, muitos aliás, nem chegaram vivos até lá.
    Existiam tambem àqueles que conheciam a verdade e se acomodaram, um dos maiores exemplos que temos desse período de pré-reforma é erasmo de roterdan muito conhecido por ser acomodado.
    Está aí algo a ser refletido de forma mais profunda. que pael devemos assumir na história de nossa Igreja, que está caminhanado a passos largos para os mesmos erros de outrora: SINCRETISMO, PAGANISMO, INDULGÊNCIAS e outras mais desgraças espirituais.
    Como Igreja Presbiteriana, herdeiros da reforma não podemos nos deixar por vencer, a abrir a nossa boca e apregoar a pura verdade. No culto de EBD da Segunda Igreja Presbiteriana de Anchieta, o Presbítero Leandro disse uma frase interessante ao abordar os Cinco pontos do Calvinismo. Ele disse: "Como podemos nos calar, e fingir que não somos o que somos (filhos da reforma), se temos a responsabilidade de levar, ensinar e práticar os frutos da reforma, que nos trouxe a uma vida espiritual mais sadia."
    Precisamos nos posicionar, sair de nosso comodismo e hipocrisia, e darmos o primeiro passo, para ensinar e viver o evangelho verdadeiro em sua totalidade, sem as invencionices apregoadas nos dias de hoje.
    REFORMA NA CABEÇA E NOS MEMBROS! o clamor que voltamos a ouvir 500 anos depois da reforma. Clamor que denúncia as mentiras e abusos adotados por alguns líderes que se dizem os BAM< BAM<BANS DA VERDADE, que estão enchendo as igrejas de pessoas, veria isso a´te com bons olhos, se não estivessem alimentando essas pessoas com entulho e não com a Palavra de Deus.
    Outra vez estão pregando um evangelho incoveniente para a conveniência de quem o ensina. O verdadeiro evangelho é puro e imaculado.
    Vamos abrir nossos olhos e, sermos homens e mulheres de fé reformada, preparados a qualquer tempo, para responder quais são as Razões da nossa Fé.
    " Rogo-vos pois irmãos, pelas misericórdias de DEUS, que apresenteis o vosso corpo por sacrificio vivo, santo e agradável, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação de vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus," ( Rm 12.1,2)
    Que Deus nos abençoe
    Soli Deo Gloria

    ResponderExcluir